top of page
17847105920199468.jpg

Torcida Apaixonados
Pela Santa Cruz

Torcida Organizada Do GRES Acadêmicos De Santa Cruz

Início: Bem-vindo

Fotos das redes sociais da torcida Apaixonados pela Santa Cruz 

@torcidapaixonadosc

17902566157584203.jpg
Início: Sobre
Início: Instagram
Início: Instagram

Boutique Da Torcida 

Apaixonados Pela Santa Cruz

torcida oficial do GRES Acadêmicos de Santa Cruz

166221638_441459636917657_51139436805514
Início: Sobre
FB_IMG_1612092546264.jpg
Início: Bem-vindo
17930509537476245.jpg
Início: Sobre

GRES ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ 2022

Compositores: Samir Trindade, Júnior Fionda, Elson Ramirez e Rildo Seixas.


Intéprete: Roninho.


Banzo ê Banzo ê vai embora
Ê saudade grande feito monte santo
Santifica o filho mais um rei do Congo
Meu retinto peito bate em ritmo de bombo
Tenho a força do axé ginga de Catupé
Agbê, gonguê rufam caixas de lembrança
Em São Paulo da esperança
Cor da pele fez lição
Nego véio ensinou
A talhar a... vida
Na coragem e na luta
Dessa gente perseguida

Sonho meu!
De Erê Ganga, Zumbí
Tantas páginas e livros
E miragens pela frente
Sonho meu
Desde cedo aprendi
Que o verbo resistir
Se conjuga no presente

Vencer as feridas (açoite cultural)
Arenas da vida (senzala social)
E ser bem amado (a luta ao fim servil)
Persistir no Brasil
É sangue de Palmares
Nas veias emoção, nos palcos meus altares
Orixá da nação
Espelho a cintilar a arte
Um santo, a cruz da liberdade
A Santa Cruz é liberdade

Preto rei! Preto é rei
Nesse rio de Oxossi fiz o meu gongá
Preto rei! Preto é rei
Saravá Milton Gonçalves na coroa de Oxalá

Obá obá obára ôôô...
Obá obá obára ôôô...

Início: Sobre
17868035813248708.jpg

Axé Milton Gonçalves! No Catupé da Santa Cruz

Nossa história

AXÉ, MILTON GONÇALVES!

No Catupé da Santa Cruz.

Hoje a coroa da Acadêmicos de Santa Cruz gira majestosa e carregada de axé. E busca nas entrelinhas do passado as origens da minha história. E assim, abençoada pelo meus ancestrais, resgata minhas raízes de baobá e as entrelaça com as raízes dos cafezais da cidade onde nasci.

Que o seu movimento, feito o mágico rodar de uma baiana, abra os portais do tempo e liberte a magia que transforma o banzo em canto de saudade, reacendendo em minha alma, a infância vivida em Monte Santo, nas Minas gerais. E assim me faça reviver a coroação dos reis de Congo diante do altar enfeitado da Igreja Matriz de São Francisco de Paula, de onde partiam em cortejos que celebravam a realeza preta com a dança do Catupé e os cantos ritmados pelos bombos, caixas de guerra, agbês e gonguês, e que agora desfilam nas ruas das minhas lembranças.

Que sua representatividade, talhada em majestoso ébano, seja o elo de união entre a África de lá e a África de cá, manifestadas na sabedoria dos pretos mais velhos, tão maltratada e desrespeitada no árduo trabalho escravo nas lavouras de café.

Que reluza feito o sol refletindo no mais puro metal e ilumine as trilhas e caminhos que me levaram à são Paulo da esperança e, guie a minha jornada de luta por melhores condições de vida e dignidade, porque ainda carrego em minha essência, a crueldade que marcou o lombo dos ex-escravos no período pós-abolição e que, empurrou os negros das regiões escravistas para as grandes cidades, desnudando os desafios da adaptação determinados pela cor da pele.

Que seja um farol a me orientar nesse mundo novo e desconhecido, mas repleto de velhos preconceitos. E que essa luminosidade me revele, na sala de projeção, aquele lugar mágico que ao apagar as luzes, fazia desaparecer a dolorosa realidade da discriminação e das privações. E não me permita esquecer que ali, onde heróis, soldados, romances, comédias, tudo vinha como um remédio contra a dureza da realidade que me cercava, e que me fazia fantasiar e sonhar que um pedaço de madeira, era uma espada e eu, o próprio rei Artur.

Que seja uma bússola a orientar a minha embarcação por um oceano de palavras e livros, e assim me leve à descobrir mundos que eu não conhecia. Vista-me com a armadura do conhecimento para que eu possa vencer o dragão da ignorância e me libertar dos porões da miséria e da senzala do preconceito. Que a minha fortaleza seja sempre uma livraria para que eu nunca deixe de sonhar, porque a minha história, é a história de um sonhador. E eu quero seguir nessa utopia teimosa que sempre me fez acreditar que havia um outro mundo no qual a vida era muito melhor.

Que acolha, em seu movimento, os bons ventos do destino que mudam livremente de direção e pregam suas peças. E iluminada, como as estrelas que também mudam de lugar no céu, mas não perdem o poder de guiar, acenda as mágicas luzes da ribalta e modifique definitivamente a minha existência, para eu sempre me lembrar da “ Mão do Macaco” abrindo as cortinas que que me fizeram mergulhar no universo dos espetáculos e sentir a arrebatadora experiência de ser um soldado de chocolate ou um sábio preto velho, num piscar de olhos.

Que resplandeça em sua realeza preta, a força dos que não desistem do combate, e seja o meu equilíbrio entre as lutas na arena da vida e a minha vida no Teatro de Arena. Prometo seguir sem Black-Tie, mas com a determinação de Zumbi, o guerreiro de Palmares.

Que ela, cintilante, aqueça meu espírito de bom malandro, tal qual o sol que brilha sobre a Guanabara, porque o Rio teimou em me chamar para um chopp à beira mar. Hoje, confesso que sou um mineiro maneiro, com alma carioca, rubro negro e amante da batucada e sei que esse é o “Grande Momento”. E que, certamente, pelo menos por uma temporada, serei o “Rei do Rio’, e até mesmo, uma “Rainha Diaba”, como símbolo definitivo da inquietação de um negro em movimento constante.

Graças a Deus e aos meus Orixás, eu venci. E aqui não cabe nenhuma arrogância, mas é bem verdade que eu nunca aceitei o “lugar do negro” que a sociedade havia demarcado.

Eu venci como irmão da coragem que sempre fui. E então, “Bem-Amado”, ganhei asas e voei com a magia consagradora que a telinha me permitiu, feito pontos de luz de liberdade.

Hoje, num momento de grande emoção, vejo com muito orgulho duas bandeiras que se unem, marcadas pela negritude. Uma carrega as cores verde e branco da Acadêmicos de Santa Cruz, a outra é bordada com as cores da luta pela igualdade que eu sempre empunhei.

Mas essa história não se encerra aqui, porque as minhas memórias continuarão a ser construídas, enquanto minha obra seguir falando em prol dos negros e de todos os brasileiros ao mesmo tempo.

E assim, será!

Axé!

Cid Carvalho.

Início: Sobre

Torcida Apaixonados Pela Santa Cruz

Torcida Organizada Do GRES Acadêmicos De Santa Cruz

A Apaixonados pela Santa Cruz, é mais do que uma Torcida de Escola de Samba: sim como já diz o nome, Apaixonados é sinônimo de amor e valorização as suas raízes. 

Somos integrados por moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro, com o amor incondicional a nossa escola local o GRES Acadêmicos de Santa Cruz, que tem consigo inúmeros guardiões que formam a anunciação da presença da escola por onde ela passa. 

Agora, fique por dentro de onde e como surgiu essa maravilhosa torcida, guiada por sambistas de fato em uma corrente mais que especial.


- Tudo começou com a criação de um grupo no aplicativo WhatsApp no ano de 2017, que tinha como objetivo a divulgação dos Eventos, com as idéias em colaborar com a agremiação. Logo surgiu um segundo grupo no mesmo aplicativo. Com o passar do tempo, os grupos antes restritos, foram crescendo e então juntos tivemos a iniciativa de criar uma torcida que representasse a GRES Acadêmicos de Santa Cruz.

A nossa Torcida, foi fundada no dia 12 de outubro de 2018, por mim (Ricardo do Samba), Ailton Antônio, Anderson Freitas, Leonardo Antônio, Victor, Luiz André, Luciano, Jéssica, Binho, Pablo e Fabyana. Logo, fomos reconhecidos como a primeira Torcida da agremiação; e tudo foi oficializado com o nosso batismo, durante a feijoada da escola no dia 8 de dezembro de 2018, pelas Torcidas Guardiões da Águia e Soberanos da Beija-Flor. Contamos com as presenças no evento: os representantes da Nação Leopoldinense, Garra do Tigre, Majestade do Samba, Viramor, Família Tijucana, Nação Unida de Padre Miguel, Nação Mangueirense, Independentes da Mocidade, Amigos do Salgueiro, DNA Tijucano e Raíz Mangueirense.

Hoje a nossa Torcida, tomou uma proporção gigantesca, se espalhando pelo Brasil.

Todos os nossos torcedores tem o cadastro conosco e embaixadas firmadas em algumas cidades.

O nosso movimento, tem como objetivo enriquecer cada vez mais o carnaval com muita alegria e colorindo de verde e branco: a nossa quadra, as ruas com os ensaios técnicos e o nosso palco principal do carnaval, a Marquês de Sapucaí!

Onde a  GRES Acadêmicos de Santa Cruz estiver, estamos presentes!


(Ricardo do Samba - Presidente Administrativo da Torcida)


Os integrantes da Diretoria, remanescentes de 2019/2020, são:


Márcio Guilherme, Nanny Antonio, Ailton Arruda, André (Caravana da Amizade), Faby Glauce, Léo Rosário e Rogério Brito.


Nos carnavais, a Torcida Apaixonados pela Santa Cruz, marca com a grande presença os setores 5 e 7 do sambódromo, durante os desfiles do Grupo de Acesso. Presença essa marcante até os dias atuais.


Com a chegada de novos integrantes, a nossa atual Diretoria se configura da seguinte forma:


Ricardo - Presidente Administrativo.


Ailton - Vice Presidente Administrativo e Diretor Social.


Léo Rosário - Diretor de Eventos. 


Davis - Diretor de Patrimônio.


Luis André - Diretor de Transporte.


Rogério - Diretor de Redação.


Márcio Guilherme - Diretor de Comunicação.


Gisele Primo - Diretora Administrativa.


Fabyana - Tesouraria.


Eliana - Diretora do  Departamento Feminino.


Maria da Conceição - Diretora Social e Departamento Feminino.


Fátima - Diretora do Departamento Feminino.


Diogo - Diretor de Marketing.

Início: Bem-vindo

CANAL DE YUTUBE  DA TORCIDA APAIXONADOS PELA SANTA CRUZ

Início: Sobre

FIQUE POR DENTRO DAS NOTICIAS

About Body

bd6reyP-_400x400.jpg
Início: Sobre

Premiações do carnaval 2020

17843598830293881.jpg
Início: Sobre
17919229093420332.jpg
Início: Bem-vindo
Início: Sobre
151508977_420793805650907_71013805895470

GRES Acadêmicos De Santa Cruz
62 anos de glorias

Início: Bem-vindo
157145209_427298391667115_63832199124205

GRESV TERRA DE SANTA CRUZ

ESCOLA DE SAMBA VIRTUAL

Início: Bem-vindo

GRES Acadêmicos de Santa Cruz
4ª escola de sábado

17887024654840515.jpg
Início: Sobre


Nota Oficial  da LIERJ

Nossa maior preocupação é, sobretudo, o sustento das famílias que sobrevivem do Carnaval, mas entendemos que a situação é complicada e todo o cuidado deve ser levado em consideração para que a saúde de todos, entre participantes e espectadores, seja sempre a prioridade. Vamos concentrar todos os esforços e planejamentos para que 2022 seja o maior carnaval de todos os tempos”

Wallace Palhares

- Presidente -

#academicosdesantacruz

#lierj #samba #carnaval2022

Fonte @lierj

Início: Sobre

GRES Acadêmicos de Santa Cruz carnaval 2020

fotos do grande desfile do GRES Acadêmicos de Santa Cruz em homenagem a linda cidade de Barbalha

17887545142832868.jpg
Início: Sobre

GRES Acadêmicos de Santa Cruz

vídeos especiais dos grandes momentos do GRES Acadêmicos De Santa Cruz

17848498160384861.jpg
Início: Sobre
Todos os vídeos
Assista agora
Início: Video
Todos os vídeos
Assista agora
Início: Video

Torcida Organizada Apaixonados Pela Santa Cruz

Torcida do GRES Acadêmicos de Santa Cruz

17919229093420332.jpg
Início: Sobre

GRES Acadêmicos de Santa Cruz

17878908875010886.jpg
Início: Sobre

Entre em contato

R. do Império, 573 - Santa Cruz, Rio de Janeiro - RJ, 23555-024, Brazil

(21)965581466

  • Google Places
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado pelo envio!

17881732726974521.jpg
Início: Contato

Empresas parceiras

Espaço exclusivo para empresas parceira da Torcida Apaixonados Pela Santa Cruz

Untitled
Untitled
Untitled
Untitled
Untitled
Untitled
Untitled
Client 3
Início: Patrocinadores
bottom of page